20 de abril de 2007

DESPERTAR


No meu coração existe uma certeza ,a luz brilha cada vez mais forte, o amor ocupa o antigo lugar do medo e já não há fogueira que me trave .A chama do propósito é muito mais forte. A alegria do ser erradia silênciosamente e todos as manhãs intensifica o Despertar. O pai disse faça-se e é feita a sua vontade. Um beijo ardente. Rosa.

18 de abril de 2007

RECONHECIMENTO.


Olá!


Nem sei como chamar-te!
Se querido amigo, se querido homem, se querido anjo, se querido amor , se simplesmente querido.
Mas isso não importa, o importante mesmo é esta vibração que me enche de contentamento e prazer só de pensar em ti.
Tens nome, porque te vejo num especial brilho de um particular olhar que de vez em quando me faz sentir o indizível.
Algo que me envolve e afaga num afecto que não é daqui mas que chega a fazer-me sonhar com o que está para além dos sonhos e da própria imaginação.
Algo que me faz chorar de emoção e bastar-me com ela.
Algo que até a bem pouco tempo era incapaz de conceber ou admitir.
Não sei se isto se chama inspiração ou amor incondicional!
Só sei que é de uma beleza indescritível e sei-o, apenas, porque a vivo.

Como é que conhecendo-me como me conheço há tantos anos ainda vivo momentos em que pareço descobrir-me pela primeira vez?
Como é que se pode sentir tantas emoções diferentes?!
Que fonte é esta que nunca se esgota?!
Que inocência é esta que me faz sentir salva.
De onde brota tanta pureza?!




Gostei muito de escrever tudo isto mas muito mais daquilo que sentia enquanto escrevia.
È como se tudo estivesse dentro de mim e a irradiar num crescendo.
Meu Deus estarei a enlouquecer ou simplesmente a reconhecer partes de mim mesma.?!
Seja como for faço questão que se saiba que me inspiras-te toda esta plenitude apesar de ainda não saber o que fazer com ela.
Creio que se soubesse musica escreveria uma óptima melodia para deleitar a sensibilidade da humanidade,como não sei, desenho simples palavras para testemunhar a grandeza da sacralidade do amor.

Faça-se a tua vontade.RM:~)

12 de abril de 2007

SÓ PODEMOS DAR AQUILO QUE TEMOS

Nunca é demais relembrar o amor.
Nunca é demais reforçar a certeza do caminho .
Assim e mais uma vez é proposto que reflitamos sobre o amor .
Não de um amor qualquer mas daquele que vem da fonte e que poderá ser experimentado
na forma de Amor por si mesmo.

Relembro e reforço;
só podemos dar aquilo que temos.





AMAR A SI MESMO



Amar a si mesmo é um requisito fundamental para que o ser humano possa vivenciar a felicidade e a paz interior. Embora tenhamos aprendido que a auto-estima é individualista e egoísta, ela é essencial para que nos possamos expor ao mundo com coragem e confiança.

Aquele que não ama a si próprio, não reconhece em si qualidades ,capacidades e talentos e acha-se inferior aos outros, por isso dificilmente conseguirá amar verdadeiramente o outro, uma vez que o seu amor estará sempre impregnado de medo.

Quando não nos amamos, tememos a rejeição, que o outro descubram que não somos o suficientemente bons para merecer a sua atenção e amor e empenhamo-nos intensamente em satisfazer os seus desejos e caprichos, como garantia do seu afecto. O custo é a infidelidade a nós mesmos.

A infidelidade a si mesmo é a maior porta aberta para a mentira e para o engano. Estes por sua vez são fermento da frustração que alimenta a falta de auto- confiança e da auto-aceitação.

Ser infiel a si mesmo é o prato preferido do ressentimento que alimenta a culpa e todo o tipo doenças psicossomáticas, incluindo o cancro
Além de que nos torna cegos prisioneiros da energia do medo e por isso destituidos de auto-dominio.

È por isso que para todos os problemas existe apenas uma cura - Amar a si mesmo .

Urge adquirir a consciência do auto-amor;

Esta consciência só nasce a partir de uma profunda reflexão e integração das nossas qualidades e defeitos e do entendimento de que somos únicos e irrepetíveis no desvelar do nosso Ser que é uno, perfeito, completo e íntegro.

Independentemente do quanto tenhamos errado ou desviado da Verdade estamos sempre a tempo de recuperar a nossa auto-estima e auto-valor e bem assim de reconhecer que os erros são fundamentais ao nosso processo evolutivo.

Há que aprender aceitar o pacote completo daquilo que somos e das nossas circunstãncias.Há que consciêncializar que não somos fruto das circunstâncias mas daquilo que pensamos e sentimos acerca delas.
Se formos capazes de nos amar a nós mesmos apesar de nossos fracassos, amaremos também as nossas circunstãncias e certamente estaremos a dar-nos a oportunidade de trilhar novos caminhos e descobrir em nós poderes até então desconhecidos e por isso de avançar.

Aquele que ama a si mesmo, respeita a si mesmo e também respeita os outros , porque sabe, assim como eu sou, os outros também são.


Aquele que ama si mesmo, torna-se um observador sem mágoa e sem mágoa poderá reescrever a sua história.

O amor é o alimento da alma.
Quem ama a si mesmo torna possivel e inadiável a alquimia transformadora do auto-amor em profundo amor pela humanidade e pelo planeta .
Com amor RM:~)

3 de abril de 2007

ACTUALIDADE






A MUDANÇA EXTERIOR È MERA CONSEQUÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR




Vai para dois ano que me dei conta que no passado jamais tivera um idolo, nem mortal nem imortal, até que estudei a vida de um homem- Jesus de Nazaré- e apaixonei-me profundamente pela sua personalidade ao ponto de o sentir vivo dentro de mim . Ali estava um exemplo que mais do que a admirar tornara-se imperativo seguir. Desde então vivo a gratificante escalada da escola da existência procurando desenvolver a consciência e as funções mais altruistas da inteligência , o que me torna cada vez mais forte e livre nos meus pensamentos tal como Ele pretende que todo o ser humano o seja. Forte e livre.


Reconheço-o interiormente como o Mestre dos Mestres assim como Auguto Cury o designa na sua sua obra " Análise da Inteligência de Cristo".

Pretendo nesta Semana de Pascoa agradecer as Dádivas de todo o bem e sabedoria transbordantes destes dois seres maravilhosos, partilhando algumas transcrições de uma obra que espelha o reflexo de uma influência que eu não já não posso deixar de me socorrer:



" Nada cala tão fundo na alma humana como a necessidade de liberdade. sem liberdade , o ser humano destroí-se , deprime-se , torna-se infeliz e errante . Jesus venceu o sonho da liberdade nos seus amplos aspectos. as suas palavras são actualíssimas .Vivemos em sociedade democráticas , falamos tanto de liberdade , mas frequentemente não somos livres dentro de nós mesmos. (...)



Jesus discorria sobre uma verdade poética.Ele não pressionava ninguém a segui-lo .Nunca tirava proveito das situações para controlar as pessoas (...). Ele foi mestre numa escola em que muitos intelectuais, cientistas, psiquiatras e psicologos são pequenos aprendizes. (...)


Quem é que usa continuamente as angústias existênciais , as ansiedades , os stresses sociais , os desafios profissionais, para enriquecer a arte de pensar e amadurecer a personalidade? (...)



Cristo, devido á elegãncia como manifestava os seus pensamentos , provavelmente usava cada angústia, cada perda , cada contrariedade como uma oportunidade para enriquecer a sua compreenção da natureza humana. Era tão sofisticado na construção dos pensamentos que fazia até mesmo das suas misérias uma poesia. Dizia poéticamente que" as raposas têm covis, as aves do céu têm ninhos, mas o filho do homem (Ele) não tem onde reclinar a cabeça" Como pode alguém falar elegantemente da sua miséria? Cristo era um poeta da existência.As suas biografias revelam que Ele reconhecia e reciclava as suas dores continuamente. Assim, em vez de elas o destruírem ,Ele usava-as como alicerce da sua inteligência.


O carpinteiro de Nazaré viveu no anonimato a maior parte da sua existência, porém quando se manifestou, revolucionou o pensamento e viver humanos. O seu projecto era insidioso.Ele dizia que o interior, ou seja , o mundo dos pensamentos e emoções , devia ser transformado, caso contrário a mudança exterior não teria estabilidade , não passaria de mera maquilhagem social.


Para cristo , a mudança exterior , dos amplos aspctos sociais , era uma mera consequência da transformação interior " .


( cfr. o Mestre Inesquecivel e o Mestre dos Mestres de Augusto cury.)





Obrigado Jesus, Obrigado Augusto Cury.

2 de abril de 2007

SEMANA SANTA




È tempo de olhar para a verdadeira face de cristo e estender a verdade que Jesus nos ensinou.
É tempo de resgatar a nossa visão da santidade e viver a semana da Páscoa livres da percepção herdada de uma cultura escravizada e encarcerada na escuridão do sofrimento.
È tempo de não atribuir qualquer significado a todas as imagens de morte e de medo que adornam os nossos templos e embandeiram as nossas ruas .
È tempo de celebrar com alegria mas acima de tudo, de fazer justiça ao filho do homem e de despertar para as suas palavras:
SEMANA SANTA
" Esse é o domingo de Ramos, a celebração da victória e a aceitação da verdade. Não passemos esta semana santa lamentando a crucificação do filho de Deus, mas celebrando com felicidade a sua libertação . Pois a Pàscoa é o sinal da paz e não da dor.Um Cristo abatido não tem significado.Mas o Cristo ressuscitado vem a ser o símbolo do Perdão do Filho de Deus a si mesmo, o sinal de que ele se considera curado e ìntegro.Esta semana começa com ramos e termina com lírios , o sinal branco e santo de que o filho de Deus é inocente. (...)
Oferece ao teu irmão a dádiva de lírios , não a coroa de espinhos , a dádiva do amor e não a dádiva do medo . Estás ao lado do teu irmão com espinhos numa mão e lírios na outra, incerto quanto ao que vais dar . Une-te agora a mim e joga fora os espinhos, oferecendo os lírios para substitui-los. Nesta Pascoa eu quero ter a dádiva do teu perdão, oferecida a mim por ti e devolvida a ti por mim.Não podemos estar unidos na crucificação e na morte. E nem pode a ressureição estar completa enquanto o teu perdão não descansar em Cristo, junto com o meu.Uma semana é um tempo curto e o entanto essa semana santa é o simbolo de toda a jornada empreendida pelo filho de Deus. (...)
A Páscoa não é a celebração do custo do pecado, mas do seu fim.Se vislumbrares a face de Cristo por trás do véu, olhando por entre as pétalas brancas como neve dos lírios que recebeste e deste como dádiva tua , contemplarás a face do teu irmão e a reconhecerás." ( in Curso em Milagres, texto, p.452).
Páscoa é celebraçâo da redescoberta do caminho de regresso ao Céu e à paz, no qual nos unimos na consciência feliz de que o Cristo ressurgiu do passado e despertou para o presente . Celebremos oferecendo dádivas de lírios tal como Jesus nos ofereceu. Feliz Páscoa . RM:~)