3 de abril de 2007

ACTUALIDADE






A MUDANÇA EXTERIOR È MERA CONSEQUÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR




Vai para dois ano que me dei conta que no passado jamais tivera um idolo, nem mortal nem imortal, até que estudei a vida de um homem- Jesus de Nazaré- e apaixonei-me profundamente pela sua personalidade ao ponto de o sentir vivo dentro de mim . Ali estava um exemplo que mais do que a admirar tornara-se imperativo seguir. Desde então vivo a gratificante escalada da escola da existência procurando desenvolver a consciência e as funções mais altruistas da inteligência , o que me torna cada vez mais forte e livre nos meus pensamentos tal como Ele pretende que todo o ser humano o seja. Forte e livre.


Reconheço-o interiormente como o Mestre dos Mestres assim como Auguto Cury o designa na sua sua obra " Análise da Inteligência de Cristo".

Pretendo nesta Semana de Pascoa agradecer as Dádivas de todo o bem e sabedoria transbordantes destes dois seres maravilhosos, partilhando algumas transcrições de uma obra que espelha o reflexo de uma influência que eu não já não posso deixar de me socorrer:



" Nada cala tão fundo na alma humana como a necessidade de liberdade. sem liberdade , o ser humano destroí-se , deprime-se , torna-se infeliz e errante . Jesus venceu o sonho da liberdade nos seus amplos aspectos. as suas palavras são actualíssimas .Vivemos em sociedade democráticas , falamos tanto de liberdade , mas frequentemente não somos livres dentro de nós mesmos. (...)



Jesus discorria sobre uma verdade poética.Ele não pressionava ninguém a segui-lo .Nunca tirava proveito das situações para controlar as pessoas (...). Ele foi mestre numa escola em que muitos intelectuais, cientistas, psiquiatras e psicologos são pequenos aprendizes. (...)


Quem é que usa continuamente as angústias existênciais , as ansiedades , os stresses sociais , os desafios profissionais, para enriquecer a arte de pensar e amadurecer a personalidade? (...)



Cristo, devido á elegãncia como manifestava os seus pensamentos , provavelmente usava cada angústia, cada perda , cada contrariedade como uma oportunidade para enriquecer a sua compreenção da natureza humana. Era tão sofisticado na construção dos pensamentos que fazia até mesmo das suas misérias uma poesia. Dizia poéticamente que" as raposas têm covis, as aves do céu têm ninhos, mas o filho do homem (Ele) não tem onde reclinar a cabeça" Como pode alguém falar elegantemente da sua miséria? Cristo era um poeta da existência.As suas biografias revelam que Ele reconhecia e reciclava as suas dores continuamente. Assim, em vez de elas o destruírem ,Ele usava-as como alicerce da sua inteligência.


O carpinteiro de Nazaré viveu no anonimato a maior parte da sua existência, porém quando se manifestou, revolucionou o pensamento e viver humanos. O seu projecto era insidioso.Ele dizia que o interior, ou seja , o mundo dos pensamentos e emoções , devia ser transformado, caso contrário a mudança exterior não teria estabilidade , não passaria de mera maquilhagem social.


Para cristo , a mudança exterior , dos amplos aspctos sociais , era uma mera consequência da transformação interior " .


( cfr. o Mestre Inesquecivel e o Mestre dos Mestres de Augusto cury.)





Obrigado Jesus, Obrigado Augusto Cury.

Sem comentários: