29 de janeiro de 2007

CELEBRAÇÃO DA AMIZADE

CELEBRAÇÃO DA AMIZADE:

" O DESAFIO DE CADA UM"

NADA NA VIDA ACONTECE POR ACASO;
NINGUÉM SE CONHECE OU ENCONTRA ALGUÉM POR ACASO:
NINGUÉM ESTÁ OU PERMANECE NA NOSSA VIDA POR ACASO;




Apesar de nos encontrarmos uns aos outros aparentemente sem querer, todos entramos na vida uns dos outros para o cumprimento de um propósito.Existe uma sincronicidade que nos faz juntar e dar a cada um a possibilidade de encontrar aquilo que é importante para si mesmo ao longo do percurso da EXISTÊNCIA.Mesmo aquelas pessoas que passaram ou passam pelas nossas vidas sem que aparentemente ofereçam alguma coisa, não passaram ou passam por nós por acaso.
O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e resgatem ou troquem algo umas com as outras.
Discutir o que cada um nos trará, não nos mostrará nada, antes nos fará perder tempo e desperdiçar a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas.

Conhecer a alma significa conhecer o que os outros sentem, o que realmente desejam de nós, ou o que buscam no mundo, pois assim é que poderemos viver por inteiro o significado da presença do outo na nossa EXISTÊNCIA.


ENTRE AS PESSOAS QUE ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS ESTÃO OS AMIGOS E,

OS AMIGOS SÃO IMPRESCINDÌVEIS
Precisamos de amigos para aprender a amar, a compartilhar, a reconhecer as nossas limitações e qualidades, para ajudar a superar os nossos medos e angústias, para aceitar o nosso lado obscuro, para nos sentirmos encorajados e alegres, para nos reconhecermos na bondade , na generosidade e na compaixão . Numa palavra, para cumprirmos a nossa maior missão na terra: “Amar ao próximo como a si mesmo".


A amizade é algo que importa muitíssimo à vida humana, sem esse vínculo não poderíamos amar e co-criar paz e harmonia.
No Entanto, para que isso aconteça, é necessário que nos Amemos e Aceitemos a nós mesmos exactamente como somos,em primeiro lugar, e a seguir olhemos para o outro com a consciência de que ele é o nosso próprio reflexo.


Podemos aproveitar esta oportunidade para viajar pela nossa vida, recordar as pessoas que passaram por nós e constatar o que cada uma nos deixou.

Passamos por vários momentos na nossa vida. Alguns marcaram-nos de uma forma surpreendente, outros transformaram-nos, comoveram-nos, ensinaram-nos e muitas deles magoaram-nos profundamente. Outros ainda foram susceptíveis de nos levar a desacreditar na amizade, até mesmo a desconhecer-lhe, o sentido.

Mas estamos sempre a tempo de Escolher aquilo que de facto queremos para as nossas vidas.
Por isso podemos sempre optar por;

"UM NOVO APESAR DE ANTIGO MODO DE ENTENDER A AMIZADE"
a saber:


· AMIZADE COMO HOSPITALIDADE E DOAÇÃO

Amar é uma longa caminhada que se desenrola o mais silenciosamente possível na alma, no interior de cada um, seguindo depois a via da consciência psicológica. O que implica aprender a escutar e a acolher e servir os outros.


· AMIZADE COMO RECONCILIAÇÃO E PERDÃO

Falar no perdão não é fácil, qualquer definição será sempre simplista. Perdoar é uma etapa necessária na evolução da consciência, é um acto revolucionário que nos permite romper com o cerco obsessivo, repetitivo e delirante e que nos aprisiona ao ressentimento, à raiva, à culpa, ao medo, ao ciúme e à necessidade de vingança.
O perdão apaga as noções de ataque, de inimigo e de perverso, opera uma mudança da percepção do mundo e do outro. Como que introduz novas categorias psicológicas, cego, surdo, e mudo a tudo o que possa ser causa de medo e sofrimento.


· AMIZADE COMO CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO VALOR
Para dar sentido à nossa existência e ás diferenças que possa existir entre amigos, é necessário que cada um tenha consciência do seu próprio valor , uma salutar auto-estima.


· AMIZADE COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

A amizade não é casual aprende-se, não nasce por simpatia ou por interesses comuns, antes nasce da dádiva, do acolhimento e do serviço prestado ao outro)
Para se poder dizer que se tem amigos é necessário saber ser-se amigo.


· AMIZADE COMO OPÇÃO PESSOAL E RESPONSÁVEL

Ser amigo, tornar-se uma pessoa aberta à amizade, é uma opção pessoal. Uma opção não é uma coisa fácil nem cómoda. È próprio de quem é consciente. Obriga-nos a interpretar o que nos acontece e a procurar sozinhos os processos mais adequados para vivermos a nossa existência.


· AMIZADE COMO AUTENTICIDADE.
Para sermos capazes de optar é necessário mergulhar no nosso interior, reconhecer e aceitar os nossos mecanismos de defesa que nos mantêm presos ás experiências do passado e fechados a viver aquilo que de facto está à nossa frente no aqui e no agora.
Por isso somos desafiados a deixar de nos enganar a nós mesmos.
Ser autentico é desistir de julgar outro ou o passado e decidir de acordo com a verdade que habita a essência do nosso ser ainda que para isso seja necessário descer ás profundezas do nosso eu ou da nossa memória e encontrar os velhos medos, angustias, desesperos, fraquezas, temores, recusas, desilusões, guardados das nossas experiências passadas.
Aqui um relacionamento de verdadeira amizade tem por efeito desmascarar todas as falsidades que temos para connosco.


POR ISSO;

MÃOS Á OBRA , USEMOS AS NOSSAS VIDAS E AS NOSSAS VIVÊNCIAS COMO OS MAIS PREVILIGIADOS DOS LABORATÓRIOS.

MAIS DO QUE TER DEVEMOS SER AMIGOS

RM:~)

Inspirado na obra de Valério Albisetti, na minha experiência pessoal e nas palavras de inumeros seres que partilham atravéz da escrita informal.

19 de janeiro de 2007

PRÓXIMO CURSO VIVER O AGORA....



"Todas as teorias do mundo não têm qualquer valor a não ser que resultem em acção , mudança positiva e, finalmente, em cura ."

È esta certeza que me faz continuar a desafiar todos os que pretendem fazer da compreensão uma arte e do perdão uma poesia.



Assim temos já agendado o inicio de mais um grupo deste curso para o próximo dia 3 de fevereiro pelas 14.30 e um outro a agendar para dia e hora a combinar.

contacto:
impacto.rm@gmail.com
tlm:91 64 84 180

RM:~)

18 de janeiro de 2007

O TRABALHO É O NOSSO AMOR TORNADO VISIVEL.


Nas palavras de um Anjo, é porque aprendemos que o trabalho se tornou numa maneira de fazer dinheiro que muito poucos de entre nós trabalha por Alegria e Amor. Esquecemo-nos que” o foco primordial do trabalho é o serviço e a expressão do amor incondicional”.

Ao tomar consciência desta realidade fui chamando a mim a minha verdadeira vocação e passei a realizar aquilo que de facto me trouxe a este maravilhoso planeta – agarrar as oportunidades de co-criar e fazer com que o meu amor se torne visível .

Ao trabalhar com este entendimento passei a sintonizar a frequência do Amor e da alegria em tudo o que faço e até na minha própria rotina.E foi nesta frequência que pretendi fazer um balanço do trabalho desenvolvido no cumprimento de “onda impacto-rm” ao nível do seu primeiro curso. Como não pretendia que fosse o meu eu a fazer o balanço , antes aceitar o que o percurso do curso me ensinou e ensina ocorreu-me a ideia de lançar no ar aquilo a que chamo desafio via SMS.


ASSIM PROPUS ( Via SMS), A QUEM SE INSCREVEU E PARTICIPA NO CURSO “ VIVER O AGORA, AMAR E SENTIR-SE AMADO, MENOS DO QUE ISSO É MUTO POUCO”,
QUE ME EXPRESSASSEM NUMA FRASE OU PELA FORMA TIDA COMO MAIS CONVENIENTE O SEU SENTIR SOBRE O QUE ESTE CURSO SIGNIFICOU OU IMPORTA NA VIDA DE CADA UM.




As respostas estão a chegar a seu tempo e nas mais variadas formas.
A SABER:



1) “ Amar e ser amado é abrir o nosso coração para dar e receber”. (E.S. )
“ 2) Olá Rosinha
Aceitei o teu desafio, claro, mas deparei-me com uma dificuldade… eu não consigo expressar o meu sentir, o significado que o curso “Viver no Agora, Amar e Ser Amado, Menos do que isso é Muito Pouco!” teve para mim numa só frase…
Assim escrevi um bocadito mais… não sei se vai servir para o teu propósito (pois não é uma frase), mas cá vai:

O meu sentir… o significado que teve para mim o curso “Viver no Agora, Amar e Ser Amado, Menos do que isso é Muito Pouco!”…, pois como expressar por palavras? Não sei se será possível, quem não sentiu já a grande dificuldade que é passar para palavras o que estamos a sentir no “aqui e agora”? Mas vou tentar passar-te uma ideia do que representou para mim o curso através de comparações, vejamos:
Imagina que a sensação de liberdade e a felicidade são um prédio (construídos por nós mesmos, claro!), então vê o curso como uma planta (de construção) dos alicerces desse prédio…
Ou então, imagina a felicidade e a paz interior como um caminho a percorrer, e vê o curso como um mapa, uma candeia…
Ou então imagina a baixa auto-estima, a falta de amor próprio, a infelicidade, o descontentamento, a ansiedade, o mau estar consigo mesmo, etc. como ossos fora do sítio (posicionamento incorrecto), e olha para o curso como se fosse um osteopata…
E assim me podia perder em 1001 comparações…
Para mim este curso foi como um “detective privado” que me ajudou a encontrar em mim mesma capacidades que julgava não ter, forneceu-me ferramentas para construir a felicidade, o meu bem estar… mostrou-me a simplicidade necessária para viver bem, com alegria e amor a cada momento da vida…
Para mim este curso foi um marco na minha história, se eu representasse a minha vida de uma forma gráfica (ou algum suporte visual), seria muito fácil distinguir um ANTES e um DEPOIS…
Será que consegui passar-te o que significou para mim este curso????
Sabes que… nunca mais nada foi igual… J
Até logo e um abraço apertado cheio de PAZ!
Gosto muito de ti!
Patrícia “

3) “ Neste curso dei conta da minha existência.Tomei consciência que o meu presente depende de mim e que tenho de me reprogramar pois estava muito mal programada.” (S.F.)

4) “ AMAR E SER AMADO”. “ Eis a questão que nos fez percorrer as veredas do nosso mundo interior. È mais uma ferramenta enriquecendo outras e que nos faz mais atentas e conscientes da nossa forma de “Ser” na nossa forma de estar”. (M.A.)

5)” O curso devolveu-me a consciência que resumo a uma simples frase. Amor, paciência, coragem, honestidade, liberdade e autenticidade, tudo isto é amar e ser amado com verdade.” (TG)

6) Deixar a mente ocupar o lugar devido e dar espaço cada vez maior ao coração, talvez seja esse o maior ensinamento ao longo do curso. Espero que assim possa contribuir para dar mais cor a este planeta tão especial.(E.P.)

7)" Há já muitos anos que trabalho o meu desenvolvimento pessoal, já fiz alguns cursos, j passei pelo yoga, pela análise transaccional, pelo Self, pelo PRH, li e estudei muitos autores e muitos livros nessa área e na área da espiritualidade. Isto para dizer que o curso VIVER O AGORA, AMAR E SER AMADO, MENOS DO QUE ISSO É MUITO POUCO, faz uma síntese, é uma síntese de tudo . Eu diria que gera a síntese e o renascer.
È curso desta nova Era e desta nova época , uma época de síntese.Obrigado Rosa por me ajudares a entender o que eu não queria ouvir. “(A.R.)

8)” Querida Rosa querias um feedback do curso mas eu só posso dar um feedback da tua pessoa, porque a tua pessoa faz o curso e tu, a tua essência, estimulam a mudança, bem mais do que qualquer documento escrito de qualquer filosofo. (…) Hesitei em iniciar a formação mas algo me (nos) empurrou. Hoje dou graças por me ajudares a evoluir, a conhecer o espírito e a mente, a não ter medo de ser quem sou. Acima de tudo Rosa relaciono-me muito bem com a tua simplicidade e humildade, com a tua transparência e verdade. Esses valores reconheço-os de outros tempos, de outros lugares. Obrigado por existires na minha vida, com muito amor.” (S.R)

9)” Rosa quis o acaso que passados tantos anos nos reencontrássemos…E não foram por acaso tenho a certeza! Tens-me ajudado muito, embora tenha desejado não voltar a ver-te, pelo turbilhão que eu pensava enterrado e afinal estava tão presente – tão distante no tempo e tão presente naquele momento. Foi com a tua ajuda que perdoei! Agradeço-te por isso e pela luz e amor que trazes há minha vida, contribuindo para que também eu possa iluminar, trazer luz aos que me são próximos, obrigado Rosa por existires na minha vida.R.F.”

10) “Sempre acreditei que a vida é a luz e a sombra! Foram precisos todos estes anos para atestar essa verdade…… Ser iluminado pela tua luz!”(A. B.)

11) “ Obrigado pela alegria e força que me ajudas-te a reviver” (J.E.)


O acima transcrito é mero cântico de Amor, desse que eu procuro aprender todos os dias e revelador de uma chave para a verdade –“ não se pode ser livre em se estar com os outros como também não se pode estar com os outros sem se ser livre
Que mais posso eu acrescentar senão a vénia da minha incomensurável gratidão por me ser concedido o privilégio de vivênciar toda esta poesia que poderá ser expressa numa simples frase inspiradora, pois e de facto:

O trabalho que realizamos na vida é o nosso amor tornando-se visível”Kahlil Gibran”

Não há que ter medo de SER .RM:~)

16 de janeiro de 2007

A BUSCA MARCA O ENCONTRO COM O QUE È CERTO PARA ELA...


A MUDANÇA

Neste lindíssimo entardecer do dia 13/01/2007 saboreio os resultados de mais uma mudança no mundo da impermanência das coisas. Desta vez as instalações do impacto-rm.Dou comigo a espreitar atravéz das janelas deste novo espaço e a deslumbrar-me com a imensa vastidão que posso alcançar daqui.Apercebo-me que o meu olhar se perde mas também se funde em união com um lindíssimo e luminoso pôr do sol.
A cidade parece ter desaparecido. Só o alcance do meu olhar num céu matizado pelos calorosos e indescritíveis tons crepusculares parece marcar presença neste preciso instante. São 17h e 17m e aqui estou eu sentada na minha secretária, a escrever ao meu computador e basta-me um pequeno direccionar do ângulo de visão para entrar num dos espectáculos que mais aprecio.Quantas vezes larguei tudo para ir a correr na direcção do mar ao seu encontro como que na procura do meu próprio equilíbrio.
Assistir ao entardecer e ao por do sol sempre me fez falta mas as paredes do local de trabalho teimavam em separar-nos. E Assim foi durante anos. Até mesmo na minha e anterior mudança no pretérito abril.
Em Novembro o marcador desenhou a necessidade de mais uma mudança e o meu coração buscou e abriu-se ao que melhor facilitasse a inspiração e o desempenho das minhas novas actividades.

Escolhi este novo espaço pela calma que me transmitiu e pela sensação de proximidade com as estrelas. Queria um local que apesar de situado dentro da cidade me permitisse desenvolver todas as potencialidades do meu novo trabalho. Creio que não delineie sequer as condições. tive apenas uma conversiva com o universo e com a minha mente onde lhes agradeci o minha sala da Rotunda da Boavista mas sublinhei que não tinha sido exactamente aquilo que lhes tinha pedido. O barulho e a confusão nunca fizeram parte dos meus planos.

O curioso foi o pronto atendimento ao meu apelo, acrescido de uma espécie de bónus. Além da paz e do sossego vejo-me premiada com a desnecessidade de me enfiar no trânsito para assistir ao esplendoroso acontecer do pôr do sol.Este passou ser uma dádiva inspiradora pronta a manifestar-se diariamente mesmo à frente da minha mesa, ou melhor, mesmo "á frente do meu nariz".
Ao entregarmo-nos à orientação da nossa alma o manifestado tem o condão de revelar que a Busca marca o encontro com o que é certo para ela.RM:~)

13 de janeiro de 2007

UM PEQUENO DESAFIO PARA 2007

Reaprender a mudar a energia.


Estratégias Mentais ( o que se Pode escolher fazer de dentro para fora ):

1. Pensar permanentemente de forma positiva.Sempre que um pensamento negativo vier à cabeça, troca-lo logo pelo pensamento oposto.Para isso, é preciso muita disciplina mental, por isso tal como um "atleta"há que treinar muito.

2. Não ter medo de nada. O medo é a maiores das causas da falta de paz interior e de auto-estima. Hà que aceitar, aprovar e acreditar em si mesmo. Sentir medo é abdicar do nosso poder interior.

3. Abandonar as queixas e queixumes. Quando nos lamentamos estamos a ceder o nosso poder aos outros e, tal qual um íman , a atrair para nós toda a carga negativa das nossas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam por correr mal nas nossas vidas, começam a materializar-se quando nos lamentamos.

4. Riscar a palavra "culpa" do nosso vocabulário. Nada de nos permitirmos viver nessa sensação, pois quando nos condenamos e punimos, abrimos a nossa retaguarda para energias opressoras e agressoras, que vibram com nossa melancolia e alimentam as depressões.

.5. Não deixar que interferências externas perturbem o nosso quotidiano. Fugir das intrigas, mentiras, comentários maldosos e gente critica e deprimida. Isso é contagioso. Antes, ser prestativos com quem ama e é construtivo.

6.Não nos deixar enervar ou ficar zangados e nada de dar importância às coisas feias ou más. Quando nos irritamos, envenenamos o nosso corpo e a nossa mente.

7. Não perder tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças e perda de tempo.
Procurar conviver com serenidade e perante a vontade de explodir, contar até dez e respirar fundo. Sobretudo há que focalizar a atenção nas pequenas coisas que nos fazem sentir alegres, amorosos , amados , gratificados, solicitos,confiantes e em harmonia .

8. Viver o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveitar o aqui e agora pois nada se repete, tudo se transmuta. Ao acordar encarar o dia como um novo desafio cheio de novas e infindáveis possibilidades.

9. Amar, cantar, rir, dançar, ouvir musica, abraçar, beijar , acreditar, confiar, acarinha, respirar fundo e deixa tudo isso sair de dentro de nós com a naturalidade de quem renasce a cada o momento.

10. Partilhar, mas de dentro para fora e no total respeito pela nossa vontade e autenticidade.


A vida é um espectáculo imperdível quando nos tornamos os autores dos nossos mapas e guiões.
A vida é uma revelação permanente quando aprendemos que o amor está onde sempre esteve. Dentro de nós.

Estás pronto (a) a juntar-te a mim e a comprar este desafio ?
Então vamos lá;
Abre o teu coração e sintoniza-te com os batimentos do teu cardíaco.
Sente as suas vibrações , reconhece as tuas vibrações. Sê um com elas.
Atravessa os teus medos. Vai para além deles e aceita o abraço do desconhecido.


A vida é tudo o que quisermos que ela seja.
Por isso não temas, AMA.

UM FELIZ E INIGUALÀVEL 2007
RM:~)