27 de fevereiro de 2013



 OLHAI  AS ÁRVORES NO PICO DA MONTANHA,
 HAVERÁ CONJUGAÇÃO MAIS PERFEITA!? 




   DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO EM ESCOLHAS ASSERTIVAS;

 É um desafio à integração duma realidade paradoxal  reveladora de   que:

NÃO SE PODE APRENDER A ESTAR COM OS OUTROS SEM  SE APRENDER A ESTAR CONSIGO MESMO. MAS TAMBÉM,  NÃO SE PODE APRENDER A ESTAR CONSIGO MESMO SEM SE APRENDER A ESTAR COM OS OUTROS...






Este é um trabalho para ampliar e desenvolver  os efeitos do AMAR e SER AMADO e germinar e integrar ESCOLHAS  (ASSERTIVAS ).



Tal como quase todas as nossas feridas derivam de relacionamentos o mesmo acontece com as nossas curas.
No viver o Agora trabalhamos o contacto com o mundo interior e aprendemos a conhecer e a relacionar com esse espaço interno.
Limpando-o e renovando a forma habitual de pensar e consequentemente de sentir, fomos firmando confiança nele e incrementando um novo modelo de agir.
O Mundo interior é o lugar onde podemos estar sozinhos e com Deus. Isto é, um dos lugares privilegiados para encontrar a si mesmo (mas não o único, avisamos já).

Acreditar nele é desenvolver a confiança e a fé em si mesmo, ainda que  não se saiba muito bem o que isso é… ( é por isso que a fé, a paciência e a perseverança são e serão sempre imprescindíveis ).Mas isso não chega ao desenvolvimento e encontro Total , pois grande parte do desenvolvimento está dependente da forma como nos relacionamos com ou outros e o nosso entorno.
Se é verdade que somos célula, entidade viva de origem terrestre, também não é menos verdade que somos gene das estrelas. E ambas são ainda grandes incógnitas.
 Só quando o Pó da Terra se dissolve na água e mistura com raios de luz reconhecendo-se matéria crua irradiante é que o Ser Humano atinge a Integração e a perfeição que o levam a encontrar a si mesmo.
Neste caminho muitas barreiras precisam ser puladas e muitos aros de fogo precisam ser atravessados e para isso muitas escolhas  precisam ser feitas no relacionamento como o Mundo e com todos os que fazem parte do nosso Meio, Familiar , Social, Nacional,Mundial etc...
Diria que este trabalho visa  sugerir as múltiplas possibilidades de gerar escolhas  e decisões Assertivas  enquanto meio  de desenvolvimento integrador do Pó da Terra com a Partícula irradiante da poeira das Estrelas.
Escolhas assertivas são escolhas realizadoras de consciência do respeito e integradoras das necessidades de todos os envolvidos. 
  As técnicas ou métodos serão o resultado do cruzamento  do esforço da ciência com a fluidez da Tecnologia Divina.
Se esta linguagem, ainda parecer estranha, isso é da responsabilidade da inconsciência e da ignorância que urgem ser transpostas, elas são causadoras de condicionamentos que estão a arrastar perdas, sofrimentos, atrasos e desorientações, por ocasionarem sucessivas escolhas mal feitas ou deixadas por fazer. 
Como se disse, grande parte do que criamos depende da escolha (não tudo, como já tentaram fazer-nos acreditar, mas uma parte considerável) e o grande desafio dos códigos do desenvolvimento actual situa-se ao nível da consciência do escolher e do como escolher.
 Vivemos um tempo em que, ou aprendemos a decidir num contexto para além das aparências  , a fazer  e a arriscar  aplicar as escolhas que sentimos  ajustadas ou caímos para o lado. Deixou de haver meio termo. Ou avançamos ou paralisamos .Estar fixado em si mesmo e no automatismo de agir sem consciência é sentir a dor de se estar pregado ao chão mesmo sem cruz. 
Todos sentem isso.  Podem não ter consciência disso,  mas todos sentem a pressão vinda de muitas direcções e a depressão a tornar-se dominante e dominadora.
Já não deveria ser novidade para ninguém  que a vida na terra é uma grande escola e que o tempo da paciência infinita dos nossos "Guias" terminou.
 Não vale a pena continuar a fingir que estamos sós, que somos auto-suficientes e que sabemos tudo, nem continuar a sabotar ou a adiar a aprendizagem por fazer. Amadurecer torna-se inadiável.
"Os efeito cabulice  está a tornar-se insuportável para o próprio ." Porque será?!

  Talvez porque os responsáveis pela educação e orientação da humanidade já terminaram a sua função e  entregaram o destino da espécie humana  nas suas próprias mãos .

Como todo o bom professor puseram a cana e o anzol nas mãos de cada um,sugerindo:  "- Agora é a altura  de aprender a pescar por si mesmo. Se ainda não aprenderam, aprendam … Já têm manuais e instruções de sobra. Agora apliquem. Apliquem-se.
 Senão... Senão jamais encontrarão paz e felicidade, pior, perderão a oportunidade de saber quem são e de Existir. 
Descubram-se. Descubram  de que Poder são feitos. Avancem, sem medo de errar. DESPERTEM. A escolha e o esforço é vosso. 
E não adiantará de nada chorar nem ranger ou fixar os dentes, muito menos desfiar os rosário dos pedidos,  dos queixumes,das lamentações e das acusações, pois será  tudo enviado de volta até que  aprendam o que falta aprender. É preciso parar de cavar o fosso da depressão, aprender a  sair do poço fundo dos condicionamentos e a levantar sozinho quando se cai.
Só então receberão novos conhecimentos , novos apoios e saberão quem realmente são."
É imprescindível aprender a andar sobre as águas (= pairar acima das emoções). . Aprender a pescar e a usar a paciência enquanto o peixe não morde. A paciência é muito boa para resolver paradoxos. A pesca serve mais para isso do que para encher a barriga (embora encher a barriga também seja bom).  
 Resolver contradições  traz  conhecimento e conhecimento desenvolve serenidade e lucidez  e reforça a coragem para as escolhas mais difíceis.
  • Usar a escolha para o Bem Supremo e para o resultado mais Amoroso é um critério.
  • Desenvolver a compreensão que existem milhões de motivos para acolher, enfrentar e integrar a dor, a mágoa e o sofrimento em vez de os ignorar, é outro.
  • Aceitar que a maior parte desses motivos só podem ser entendidos dentro da história de cada pessoa, gera abertura para aceitar tudo como é ,e por isso, a paciência e a tolerância necessárias.
  • Observar sem interferir em lugar de se apressar em abraçar a dor, o medo o poder e os direitos nos relacionamentos ajuda a procurar e a encontrar o sentido e os propósitos ocultos e a prevenir resoluções precipitadas ou escolhas fúteis.
 Bom, o resto, o resto será o resultado de um trabalho feito em Desenvolvimento e Relacionamento , que poderá ou não ser assertivo desde que seja " O Relacionamento".
Este é um trabalho voltado para desenvolver a qualidade da comunicação com os outros e consigo mesmo, mas e acima de tudo para curar relacionamentos difíceis .
É uma proposta de avançar na descoberta da resposta Viva dentro das regras e dos princípios mas também para além delas.
Este é um passo que não se pode pular na escala do desenvolvimento como Pessoa e Ser Humano Genuíno.

Por isso antes do mergulho do retorno á essência, fica a proposta ao passo necessário ao amadurecimento  e fusionamento da personalidade .  


Se sentes o desafio, arrisca ...
impacto.rm@gmail.com

Rosa Maciel.

Sem comentários: