16 de novembro de 2010

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

imagem:marcelino.amorim.zip.net


São incontáveis os seres que têm vindo a abordar e a trabalhar o tema e a própria Inteligência Espiritual, mais recentemente ,a abordagem cientifica além de a reconhecer, começa a conferir-lhe um lugar de destaque, apelidando-a de Terceira Inteligência.

Assim, para além do já conhecido Quociente de inteligência intelectual (= QI )e do ainda recentemente estudado e desenvolvido Quociente de inteligência emocional (QE) a ciência, redescobre o Quociente Espiritual ( Q S) = a Terceira Inteligência.

Este tema é já falado em Oxford, e mais intensamente a partir da publicação do livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, pela física e filósofa americana Dana Zohar, docente, naquela faculdade Inglesa, no qual se aponta para a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, tornando-as mais criativas quando encontram e realizam um sentido para a vida ( = sentido existencial) .

Dana Zohar baseia o seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas por cientistas de várias partes do mundo reveladoras da descoberta do que tem vindo a ser chamado "Ponto de Deus no cérebro", que será responsável pelas experiências espirituais dos seres humanos.

O assunto é tão actual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência que coloca os nossos actos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efectivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de aplicar as sugestões e ensinamentos de desenvolvimento espiritual á vida quotidiana proporcionando uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. O que expande a consciência e horizontes, tornando o ser humano mais criativo.

É uma inteligência que impulsiona a abordagem e soluções dos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida e de desenvolver valores éticos e crenças construtivas que norteiam as decisões e acções pessoais e colectivas de forma edificante e positiva.

De que modo essas pesquisas cientificas corroboram a existência da Inteligência espiritual ?

Os cientistas descobriram que o cérebro humano está equipado com
uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para a vida. É uma área ligada à experiência espiritual apelidada de “ ponto de Deus no Cérebro”.

Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais;

  • Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. dando-lhe o QI, ou inteligência intelectual.
  • Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
  • Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo dá-nos o QS, ou inteligência espiritual.


Como se distingue o QE ( quociente emocional) do QS ( quociente espiritual )?

Diferenciam-se pelo poder transformador. A inteligência emocional permite-nos julgar em que situação nos encontramos e adoptar o comportamento apropriado dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual permite-nos perguntar-nos se queremos estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação , com a superação ou transformação das fronteiras desses limites

Daniel Goleman, um dos teóricos do Quociente Emocional, fala das emoções mas Inteligência espiritual fala da alma ,de uma realidade supra consciente. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como reajo a isso.

A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade enquanto busca do significado da existência, mas agora a ciência, ela mesma, começa a dar-se conta das provas que certificam uma aceleração da evolução das capacidades humanas , que se tem intensificado a partir do século passado. A Saber:

  • No início do século XX, o QI era a medida definitiva da inteligência humana.
  • Em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional veio mostrar que não bastava ao sujeito ser um génio, era preciso que também soubesse lidar com as emoções.
  • O novo milénio começa com descobertas da ciência que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela ajudará a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era em todas as áreas do mundo, nomeadamente nos negócios.


A Titulo meramente
exemplificativo citamos o trabalho de Dana Zohar.


Dana
Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes:

1. Praticam e estimulam o
autoconhecimento profundo

2. Guiam-se por valores. São idealistas.

3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade

4. São
holísticas

5. Celebram a diversidade

6. Têm independência

7. Perguntam sempre "por quê?"

8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo

9. Têm
espontaneidade

10.Têm compaixão “

Nestes termos desenvolve-se, Consumando-se, a máxima Espiritual segundo a qual, a separação entre ciência e Espiritualidade é pura ilusão. Uma está dentro da outra e ambas são dimensões que contribuem para a completude da evolução e do desenvolvimento da humanidade.

Com efeito, já ensinavam os mestres, " a nossa tarefa é aprender a tornarmos-nos semelhantes a Deus através do conhecimento” (1)


(1) Mensagem dos Mestres; Dr. Brian Weiss

Sem comentários: