20 de junho de 2007

SENTIR O CAMINHO


È hora de Sentir o caminho em lugar de pensar e repensar os roteiros.
È tempo de reaprender a confiar na intuição.
De fazer aquilo que sentimos como mais conveniente para nós mesmos em lugar do que os outros vêem ou cuidam como o mais adequado.
Existe uma enorme diferença entre o ser-se auto-guiado e auto- motivado e o deixar-se à mercê e golpes dos acontecimentos e circunstâncias.
No primeiro caso escolhemos viver com poder no segundo bloqueados pelo medo.
Temos sempre escolha. A escolha é sempre nossa.
São momentos de aceitação e confiança na alquimia divina e transformadora da própria vida que ancoram o pensamento intuitivo.


Reflecte sobre isto. Rm:~)

13 de junho de 2007

MANTRAR AFIRMAÇÕES

Ensina Michal J. Eastcott que "a nossa mente, as nossas emoções e células cerebrais reagem conforme as tivermos "programado", e, daí em diante, trabalham automaticamente ao longo das linhas programadas , com menos imposição de disciplina e de directivas da parte do Eu central.
Isto significa que, se programarmos hábitos que desenvolvem a vida espiritual, poderemos contar com essa tendência natural, poupando-nos a um considerável rodeio de palavras, mediante as tão familiares relutâncias e conflitos .
*O hábito da meditação no começo da manhã poderá , com proveito, ser a primeira das tentativas de programação, e um curto período de experiência logo oferecerá recompensa.
*O hábito de voltar a atenção para o alto, de dirigir o coração para o bem, logo se transforma num ritmo constante que nos orienta todos os dias . "

Atrevo-me a acrescentar que na vida moderna as afirmações dos padrões de crenças que escolhemos viver no Agora são o ancoradouro necessário à estabilização da tranquilidade da mente que não pode deixar de viver as experiências do quotidiano.

Mantrar afirmações positivas além de reprogramar e apaziguar a nossa mente e emoções abre a o coração para a energia do amor, para a vontade de meditar e para o hábito de voltar a atenção para o Alto.

Este é um instrumento que reputo indispensável a todos aqueles que não podem refugiar -se num mosteiro e/ou escolhem usar a dinâmica da sua própria vida ,seja pessoal, familiar, profissional , social e até politica , e os inerentes problemas ,conflitos e obstáculos como forma de superação do Eu e da ascensão da consciência espiritual.

Criar o hábito de mantrar as condições que queremos nas nossas vidas ajuda a elevar a matéria ao espírito e a fazer descer o céu à terra.

Esta é uma aprendizagem que tem resultado na minha experiência pessoal e na de todos os que acompanham o desafio.

Aquele abraço .Rosa Maciel:~)

1 de junho de 2007

JORNADA MUNDIAL DA AMIZADE/ DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



Dizem que hoje é o dia da Jornada Mundial da Amizade.
Ainda que para mim esse dia não possa deixar de o ser todos os dias, não poderei perder a oportunidade de unir o meu coração à vibração daqueles que hoje se juntam em amorosa e fraterna celebração.
Até porque ainda ontem senti vontade de reflectir sobre estas coisas, maximé sobre os ainda existentes filtros ou máscaras que dificultam a comunicação e os relacionamentos humanos e por isso o salutar desenvolvimento da amizade. E a esse propósito soube-me bem recordar uma lição que tento aprender desde, pelo menos, os meus 14 anos de idade, quando vibrei pela primeira vez com “ O PRINCIPEZINHO “ de Antoine de Saint- Exupéry na sentida necessidade de interiorizar o significado do CATIVAR..

Para quem ainda não a conhece, reza a história de um pequeno Príncipe solitário que terá deixado o seu planeta para procurar homens, descobrir amigos com a convicção de que havia uma data de coisas para conhecer. A dado momento da sua jornada ter-se –à apercebido da sua aparente insignificância e vulgaridade perante o que começou a descobrir para além do seu pequeno planeta . Sentindo-se só e desolado desatou a chorar deitado na relva. Foi então que apareceu a um ser que nunca avistara antes:

“ – Quem és tu? – perguntou o Principezinho – és bem bonita…
- sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo – pediu-lhe o Principezinho. – Estou tão triste…
- Não posso brincar contigo – disse a raposa. – Ainda ninguém me cativou …
- Ah! Então desculpa! – disse o Princepezinho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- Cativar quer dizer o quê?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa . De que andas tu à procura?
(…)
- Ando à procura de amigos. “ Cativar “quer dizer o quê?
_ É uma coisa que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. – Quer dizer criar laços”…
- Criar laços?
- Sim laços - disse a raposa .- Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu sou para ti uma raposa igual a cem mil raposas. Mas se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. - Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti …
(…) (...) Depois de algumas explicações (…)
A raposa calou-se e ficou a olhar para o Principezinho durante muito tempo.
- Se fazes favor… cativa-me! – acabou finalmente por pedir.
- Eu bem gostava – respondeu o Principezinho, - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer…
- Só conhecemos o que cativamos – disse a raposa. - Os homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram as coisas já feitas aos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me!
_ E tenho de fazer o quê? – disse o Principezinho.
- Tens que ter muita paciência. Primeiro, sentas-te longe de mim, assim na relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é fonte de mal entendidos. Mas podes sentar-te cada dia um bocadinho mais perto…”

O dialogo continuou mas nós ficamo-nos por aqui porque o essencial da mensagem pode ser sintetizado. O que a raposa pretende dizer é que necessitamos de transformar a nossa relação com os outros num verdadeiro ritual de atenção amor e dedicação e que só se vê bem com o coração pois o essencial é como sempre foi invisível para os olhos.


Quero apenas acrescentar que toda a glória e esplendor divinos que procuramos como mais valias das nossas vidas podem ser colhidos na simples presença ou abraço de um amigo.
Eu estou aqui para vos dizer que todos os dias procuro aproximar-me mais um bocadinho.

Uma boa jornada para todos. Aquele Abraço RM:~)