11 de outubro de 2006

DESENVOLVIMENTO PESSOAL ?!

DESENVOLVIMENTO PESSOAL?!

Vivemos um tempo em que a procura do sentido existencial e a busca interior emergem como prioridades a serem urgentemente cumpridas pela humanidade. Os novos territórios da consciência revelam o auto conhecimento como a pedra angular do auto-dominio e da manifestação da vontade colectiva e apontam para o Desenvolvimento Pessoal como a única garantia da preservação da espécie e do planeta.
Hoje mais do que ontem o homem depara-se com a necessidade inultrapassável de se encontrar a si mesmo:

Depressão, Angustia, medo, insónia, doença, confusão e desconcentração mental, ausência de sentido existencial, fobias, dúvidas insanáveis, rejeição são alguns dos sintomas do exílio de nós mesmos.
Augura-se que solução para a doença e para o sofrimento está dentro de nós, competindo-nos descobrir e acreditar no nosso poder interior e fazer uso dele com determinação.
Acode-nos a ideia reveladora de que para além da natureza dual da personalidade humana expressa na capacidade de escolha entre opostos, subsiste a possibilidade de mudarmos as nossas escolhas. Existe sempre o poder de Escolher e de mudar aquilo que escolhemos e por isso a nossa própria realidade . Propaga-se consensual o entendimento de um sentido de responsabilidade alargada por tudo aquilo que pensamos, sentimos e projectamos. Descernimos
que " somos os autores das nossas vidas e da nossa história."

Esta consciência coloca-nos nas mãos a responsabilidade de desenvolvermos as zonas nobres da personalidade como condição da nossa inexorável e anseada evolução.
A coragem, serenidade, discernimento, clareza, concentração, vontade de acção, compreensão, aceitação, alegria, compaixão, e demais qualidades da personalidade humana são sementes a serem cultivadas e cuidadas paciente e persistentemente por cada um de nós a partir da Escola do Ser.
A escola do Ser é a própria vida derramada no conhecimento resultante da compreensão das vivências do ser humano como um todo, como ser físico, mental, emocional e espiritual que é.

Desenvolvimento Pessoal é o processo enigmático a percorrer enquanto participantes dos mistérios da vida.
Nesta ordem de ideias, os cursos de desenvolvimento pessoal, são como que pequenos "percursos orientados" que visam facilitar o caminho da descoberta do Ser integral que somos. Ajudando-nos a consciencializar as nossas escolhas (o que escolhemos e porque o escolhemos), os nossos padrões de pensamentos e os sentimentos que nos habitam. Mais , indicam o ponto em que nos encontramos para, a partir daí e da tomada de consciência das crenças que nos limitam e aprisionam na ansiedade e na dor, motivar a mudança positiva e efectiva na direcção do nosso centro e por isso, da paz interior e do contentamento num mundo que apesar de impermanente pode ser tudo aquilo que acreditamos incluindo PAZ E HARMONIA DIVINAS.

São, por isso cursos dirigidos à reintegração da sabedoria divina na consciência quotidiana. Isto quer dizer simplesmente que visam expandir a consciência, até então, limitada ao mundo material, integrando todas as outras dimensões para se passar a compreender tudo à luz da totalidade.

Este tipo de compreensão ou nível de consciência só é alcançada por cada um de nós através da travessia das nossas próprias sombras (julgamentos, medos, ódios, culpas, tristezas, apegos) que contaminam nossa relação com nós mesmos e com o mundo, pelo que para alcançar e deixar emergir todo o nosso potencial interior, é necessário libertar-nos dessas sombras. Aqui, Os cursos de desenvolvimento pessoal têm a função de facilitar e acelerara essa transmutação das sombras em luz.
Em jeito de conclusão poderá definir-se O Desenvolvimento Pessoal como as experiências interiores vivenciadas ou a vivenciar no caminho da auto-descoberta do ser integral que anseia despertar ou emergir do nosso potencial interior. RM

Sem comentários: